domingo, 13 de março de 2011

Apreciação do livro "Inês de Castro: A Estalagem dos Assombros"

Este livro retrata a história do amor de D. Pedro de Portugal e de Dona Inês de Castro, com a particularidade da história ser narrada pela mãe de D. Pedro, Dona Beatriz.
A rainha, numa viagem para Coimbra, vê-se obrigada a parar numa estalagem devido ao mau tempo que fazia. D. Doce, a sua aia, partilha o quarto com Dona Beatriz e ouve a rainha a contar as suas memórias, desde a sua chegada à corte Portuguesa até à história de amor entre Pedro e Inês e todos os interesses políticos que negavam a existência da relação. Conta que a relação deles tinha uma dimensão existencial tão ameaçadora para as implacáveis razões do Estado que justificou a cruel sentença ditada por D. Afonso IV. Para a rainha, a decisão de matar Inês tinha sido drástica e admite que até tinha uma certa pena de Inês cujo único "crime" tinha sido apaixonar-se por D. Pedro.

Apreciei muito este livro, pois conta a história de amor entre D.Pedro e Dona Inês de uma perspectiva diferente e muito interessante e revela também como essa história circulou na corte de Portugal.


De: Inês Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário